Ataques de cães causam pânico na população local do bairro de Encruzilhada e Vereador pede solução com melhores políticas públicas para cuidados, controle, recolhimento e tratamento de animais em situação de rua.

 

Vereador Rogério (SOLIDARIEDADE) trouxe ao plenário da câmara dos vereadores de Bezerros, discussão no segundo expediente a respeito de problemas de saúde pública que tem acontecido no bairro de Encruzilhada, devido a ausência de políticas públicas para prevenção do abandono de animais, assim como cuidados e controle de animais em situação de Rua.

Segundo o vereador, o abandono de animais tem sido frequente na comunidade e tem acarretado até mesmo ataques a moradores nos últimos dias. “É um grande e grave problema que a população vem passando nos últimos dias. A população de Encruzilhada pede providências necessárias para os cachorros de ruas que estão agressivos causando lesões nos moradores”, disse.

Rogério enfatizou que o problema é de saúde pública e de competência do município. “E isto é uma questão de saúde pública e de competência do município que se encontra em encruzilhada de São João. Tendo em vista que se trata de uma medida necessária do meio ambiente nos termos do ART.23 Inciso 2;7 da constituição Brasileira”, citou Rogério.

Ainda em sua fala, o vereador disse que já houveram mais de 15 ocorrências de ataques, alertando que os acontecimentos tem prejudicado até mesmo comércio, e cobrou plano de aplicação de vacinas antirrabicas que estariam estacionadas sem uso. No caso de urgência, Rogério também solicitou que os animais pudessem ser recolhidos para tratamento e providências, que segundo o vereador, é de competência do executivo municipal.

No primeiro expediente, o vereador apresentou dois requerimentos solicitando a manutenção da praça pública de Encruzilhada e dos equipamentos de exercícios físicos e o segundo para volta de atuação da guarda municipal no bairro que, segundo o legislador, não atua mas intermediações desde novembro de 2020.

✓ Redação PH Bezerros