Partidos Democratas e PSL realizam união e lançam a “União Brasil” com novo número de chapa sendo 44 deixando o 25 e o 17. A junção das siglas que deverão realizar suas convenções na próxima quarta-feira (6) de outubro trás ao mesmo palanque da Prefeita Lucielle (DEM) nomes como Luciano Bivar, um dos principais apoiadores do Presidente Bolsonaro (Sem Partido) em 2018 em Pernambuco, Senador Fernando Bezerra (MDB) líder do governo Bolsonaro no Senado e o ex-ministro da Educação Mendonça filho e o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (DEM) cotado a disputa para governo do Estado. Denominado de “União Brasil” os partidos tratam a união como um novo momento para Pernambuco e Brasil.

Em 2019, Luciano Bivar foi alvo de busca e apreensão em operação que apura o uso de candidatura laranja de mulheres pelo partido na eleição de 2018. As suspeitas são de fraudes sobre recursos destinados às candidaturas de mulheres do PSL – ao menos 30% dos valores do Fundo Partidário deveriam ser empregados. Segundo a PF, há indícios de que o dinheiro foi desviado e usado por outros candidatos do partido do presidente Jair Bolsonaro.

Ao mesmo tempo, o Senador Fernando Bezerra é indiciado por suspeitas de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e recebimento de R$ 10 milhões de propina no governo Dilma quando foi ministro do governo petista. Fernando fez parte da gestão (PSB) do ex-prefeito Branquinho e do eleito governador Paulo Câmara em 2014. FBC foi o senador mais votado em Bezerros em 2014 eleito com mais de 64% dos votos em Pernambuco.

Em 2020, o ex-ministro teve apoio em a sua candidatura a prefeito de recife pelo aliado de Jair Bolsonaro Fernando Bezerra Coelho, juntamente com apoio de Armando monteiro (PSDB) o qual é suspeito e foi investigado no âmbito de uma ação na Justiça Federal, contra o sistema financeiro nacional, BNDES

O palanque deverá reunir além destas, outras lideranças democratas como a Prefeita de Bezerros Lucielle, Miguel Coelho prefeito de Petrolina e ACM Neto prefeito de Salvador.

 

✓ Redação PH Bezerros