Bezerros é o 3° polo carnavalesco de Pernambuco o maior do interior e faz desse período o pontapé inicial no início do ano para elevar os números da economia do município. Na cidade, são esperados cerca de 300 mil foliões por dia durante do período carnavalesco numa expectativa de mais de 1 milhão de pessoas. A festa traz ao município visitantes de toda região. Turistas de todo país e até estrangeiros que de passagem em Pernambuco contemplam principalmente o domingo dos papangus que marca o carnaval de Bezerros.

Ao custo que ultrapassa os 2 milhões a festa do carnaval movimenta a economia da cidade e é uma das bases financeiras de muitas famílias que comercializam bebidas e comidas típicas durante a continuação de todo o evento. Aproximadamente 8 milhões são movimentados na economia local e a geração de empregos diretos e indiretos é influenciada positivamente.

Com a confirmação oficial do cancelamento do carnaval do papangu tradicional, consequentemente a cidade sofre um grande impacto econômico pelo segundo ano consecutivo desaquecendo o comércio e deixando a geração de renda indireta menor que o esperado.

A prefeitura de Bezerros informou que decidiu cancelar o festejo para não piorar a situação da pandemia. A gestão municipal está planejando uma forma de ajudar músicos e artesãos do município.

O Carnaval do Papangu foi realizado pela última vez em 2020. A expectativa era de que a festa voltasse a animar as ruas de Bezerros neste ano. Além de ajudar os músicos e artesãos, a prefeitura também pretende realizar atividades culturais durante o período para não deixar passar em branco a tradição local.

Redação PH Bezerros com Informações G1