Em Requerimento, vereador Luisinho pede inclusão de portadores de HIV e demais doenças crônica no plano de imunização municipal

Na reunião ordinária desta terça feira (6) de abril, o vereador Luisinho (SOLIDARIEDADE), apresentou requerimento ao executivo prevendo a inclusão dos portadores de HIV no plano de imunização municipal contra a covid-19.

A alto fator de contágio do vírus é de grande preocupação a toda população, mas principalmente aos grupos de riscos portadores de algum tipo de comorbidade. O HIV, por sua vez, destrói o sistema imunológico do portador acabando com seus meios de defesas atuantes contra parasitas tornando o mesmo vulnerável a qualquer tipo de infecção. 

Dessa forma, em requerimento o vereador Luisinho diz que: ” sendo uma infecção respiratória gravíssima com alta transmissibilidade entre pessoas pelo contato ou gotículas respiratórias, é de grande importância que seja realizada está inclusão, pois, a vulnerabilidade dos portadores de HIV é enorme em relação ao contágio”.

De acordo com os indicadores, Bezerros até 2020 registra 119 pessoas portadoras do vírus, onde:

 

82 são homens

37 mulheres

4 menores de 5 anos

6 entre 14 e 26 anos

 

Os dados do site oficial indicadores.aids.gov.br apontam ainda as notificações por cor/raça e orientação sexual.

 

Cor/Raça

48,8% parda

23,8% branca

1,3% preta

26,3% ignorada

 

Orientação sexual

31,5% Heterosexual

24,1% Homossexual

13% bissexual

1,9% UDI

29,6% ignorado