Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES) informou no último sábado (17) o registro de 63 casos da variante Delta do coronavírus, do total de 380 amostras processadas. São 74 casos em 12 municípios do estado.

A variante Delta foi identificada pela primeira vez na Índia e se tornou a quarta variante de preocupação sinalizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ao lado da Alfa, Beta e Gama. As três anteriores tiveram seus primeiros casos sequenciados no Reino Unido, na África do Sul e no Brasil.

Novo aumento já foi notificado chegando agora a marca de 97 casos da nova cepa em 7 estados do país, destes, 5 vieram a óbito. No Recife, duas pessoas foram infectadas e estão internadas. Outras 27 tiveram contato com as mesmas e estão sob monitoramento. Todos estavam a bordo de um navio atracado na costa da capital.

As variantes de preocupação recebem atenção especial das autoridades de saúde porque têm potencial maior de transmissão.

“Independentemente da cepa do vírus ou linhagem, as medidas de prevenção e métodos de diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem os mesmos. Sendo assim, não há alteração nas medidas sanitárias já adotadas, como uso de máscaras e álcool em gel, lavagem das mãos e distanciamento social. Além disso, é importante que os municípios continuem avançando no processo de vacinação contra a covid-19 e que a população retorne para receber a segunda dose. Estudos mostram que todas as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes contra as variantes identificadas até o momento”, alerta a Secretaria estadual de Saúde.

 

Redação PH Bezerros

Informações: Folha de Pernambuco