Operação Acalento foi realizada em todo o país e teve como ponto alto ações na sexta (16/07).

Foto: Polícia Civil/Divulgação

 A Polícia Civil de Pernambuco divulgou o balanço da Operação Acalento, realizada em todo o país, para prender suspeitos de envolvimento em crimes contra crianças e jovens. Segundo a corporação, no estado, ocorreram 96 capturas.

A Operação Acalento começou em 4 de junho e teve como ponto alto as ações deflagradas na sexta-feira (16). O objetivo foi “coibir todo tipo de violência”, como maus-tratos, exploração sexual e tortura, segundo o governo federal.

Em todo o Brasil, os policiais dos estados prenderam 1.005 suspeitos de crimes contra crianças e adolescentes, em ações coordenadas pelo Ministério da Justiça.

Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que os agentes também cumpriram 20 mandados de prisão e 30 de busca de menor e dez de busca domiciliar. Também foram solicitadas 101 medidas protetivas.

Em Pernambuco, foram realizadas ações nos 184 municípios. Também participaram equipes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Na sexta, no país, foram cumpridos 110 mandados de prisão. Ao todo, desde o início da ação, agentes atuaram em 1.047 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal. Ao todo, 8,8 mil agentes foram às ruas.

Segundo o ministério, a investigação foi desencadeada após a morte de Henry Borel, no Rio de Janeiro. O menino de quatro anos morreu no dia 8 de março, segundo a polícia, em consequência de agressões cometidas pelo ex-companheiro da mãe, o ex-vereador Dr. Jairinho.

 

Informações G1 Pernambuco