O governador de Pernambuco anunciou que a ocupação de leitos de UTI chegou a 87%.

Pela primeira vez em quatro meses, a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI ficou em 87%, zerando a fila de espera por vagas de UTI em Pernambuco. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara (PSB), em pronunciamento na última quinta-feira (17/06).

O governador atribuiu o resultado às medidas restritivas intensificadas a partir de 7 de dezembro de 2020 e ao avanço da vacinação e da expansão da rede de UTIs em Pernambuco, que hoje é a maior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Pernambuco superou, na última segunda-feira (14), a marca de 1 milhão de imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

O balanço da vacinação, com dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), indica um total de 1.001.355 pessoas totalmente protegidos, o que equivale a 10,41% da população do Estado, estimada em 9,6 milhões.

As vacinas atualmente em uso no Brasil – AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer/Biontech e Coronavac/Butantan – demandam duas doses para garantir os níveis de proteção anunciados pelos fabricantes. O Estado iniciou a vacinação em 18 de janeiro e está prestes a completar cinco meses de campanha.

Ao todo, Pernambuco aplicou 3.452.131 das vacinas contra a Covid-19. Aqueles que receberam pelo menos a primeira dose somam 2.450.776 – equivalente a 25,48% da população.

 

Redação PH Bezerros / Informações Folha de Pernambuco