Imagem reprodução : Gasolina – Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A inflação de novembro do Brasil fechou em 0,95% e acumula, durante o ano de 2021, alta de 9,26%. Já nos últimos 12 meses, a inflação é de 10,74%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estudos de média e estatísticas apontam que o Real brasileiro foi uma das moedas que mais se desvalorizou em 2021. Por isso, juntamente com a alta da inflação, o poder de compra da moeda diminui drasticamente em destaque a famílias de baixa renda que detêm baixo poder aquisitivo.

Em novo estudo do (IPCA), no Estado de Pernambuco, a inflação para o mês de novembro foi de 1,02% registrando uma leve desaceleração quando comparado a outubro – 1,09%.

Apesar disto, a inflação da capital do Estado, Recife, foi superior ao registrado no Brasil. A alta foi puxada, mais uma vez, pelo segmento dos transportes (3,09%), pressionado pelos aumentos da gasolina e óleo diesel.

Entre os produtos e serviços com maiores altas no IPCA de novembro, destacam-se: cebola (31,76%), seguida pelo óleo diesel (10,76%), pelo tomate (10,49%), pela alface (10,28%) e pelo mamão (9,31%).

 

Redação PH Bezerros

Fonte: Folha de pernambuco