Foto: Douglas Fagner/SEI

Pernambuco é o estado mais transparente do Nordeste quando se trata da divulgação dos dados relacionados à pandemia do novo coronavírus. O Estado está na 4ª colocação no ranking de todo o país, com 90 pontos, figurando no nível considerado alto de qualidade, transparência e divulgação dessas informações.

“Durante toda a pandemia, a Secretaria Estadual de Saúde vem trabalhando permanentemente para informar à população sobre os casos da Covid-19 e, desde janeiro deste ano, sobre o processo vacinal. Nesse percurso, estamos atentos às sugestões das nossas áreas técnicas e recomendações dos órgãos de controle, da sociedade civil e do público em geral para qualificar as informações, dando ainda mais transparência aos dados. Acreditamos que essa transparência é indispensável para dialogar com a população sobre a situação da pandemia em nosso Estado e para que, juntos, possamos superar essa grave crise sanitária”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.
O gestor reforça que a Secretaria mantém a divulgação diária de boletim epidemiológico com dados dos casos leves, graves e óbitos pela Covid-19, além da vacinação. “Também continuamos realizando nossa coletiva de imprensa online, agora também recebendo presencialmente os jornalistas que queiram participar in loco”, frisa.
Essa análise faz parte do Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19 3.0), estudo realizado pela seccional brasileira da Open Knowledge International (OKBR) – organização não-governamental presente hoje em 66 países, com atuação nas áreas de transparência das gestões e abertura de dados públicos.
 Informações: Diário de Pernambuco