André Longo ressalta que a mudança de comportamento da população é necessária para controlar a situação da covid-19 no estado.

Pernambuco bate recorde neste sábado (29/05) de infectados por Covid-19. Em 24 horas foram confirmados 5.576 casos e 85 óbitos provocados pela infecção. O Estado totalizou 478.902 infectados pelo novo coronavírus e 15.742 mortes devido à pandemia.

Em coletiva de imprensa na quinta (27/05) o secretário de saúde do Estado, André Longo, ressalta a situação difícil para as cidades do Agreste de Pernambuco. “O Agreste vive hoje o pior momento da pandemia. A saturação da rede de saúde por lá está gerando uma fila por leitos crescente. Por isso, estamos tendo que dar suporte (de insumos) a alguns municípios”. Longo também aproveitou o momento para frisar que é necessário que as pessoas mudem a postura e levem a sério a gravidade da situação da covid-19 no estado.

“Precisamos evitar esta onda de contágio e isso só vai ser possível reduzindo a circulação de pessoas, reduzindo assim a circulação viral (…) Além das medidas restritivas, precisamos de uma mudança de comportamento das pessoas. Não aprendemos a conviver bem com o vírus. Até raves foram registradas no último final de semana. E é por atitudes, muitas vezes, irresponsáveis como essas, que voltamos a ter acelerações da doença”, disse.

Ainda segundo Longo, a situação crítica de altos índices na região do Agreste levam a crer na possibilidade de uma nova variante da covid estar presente no estado e que se confirmada a hipótese, o secretário acionará o governo federal para envio de mais insumos e mais vacinas extras para imunização da população.

“Todas as medidas anunciadas nesta semana são extremamente necessárias para o enfrentamento deste momento mais agudo. Os dados do Agreste, inclusive, nos levam a crer, pela velocidade tamanha, na possibilidade, na hipótese de circulação, em Pernambuco, de uma nova variante. Se confirmado essa suspeita, solicitamos também ao ministro que nos seja dispensado o mesmo tratamento que foi dado ao Maranhão, em Manaus, que receberam doses extras de vacinas. Também pedimos insumos, como testes rápidos de antígenos, importantes para fazer o controle, a testagem, o isolamento, o rastreamento de sintomáticos e seus contatos, especialmente nessas regiões que estão aquecidas pela doença”, explicou.

 

Informações: TV Jornal