Em enquete realizada pelo Portal de notícias PH Bezerros no dia (22) de setembro em razão da possível candidatura de Sérgio Moro como a 3ª via ao atual Presidente Bolsonaro (Sem Partido) e o ex-presidente Lula (PT), o ex-juiz obteve 9,8% dos votos dos participantes da enquete.

Em 1º lugar na enquete, o ex-presidente Luiz Inácio liderou com 55,5% dos votos dos participantes seguido por Jair Bolsonaro com 20,9%. Brancos e nulos tiveram 13,8%. Os números obtidos foram através da ferramenta enquete no Instagram, não sendo registrados oficialmente em institutos como pesquisa oficial.

Sem a presença de nomes de centro esquerda como o do presidenciável Ciro Gomes (PDT), as intenções de voto de Lula em números detalhados avançaram contra Bolsonaro e moro sendo de 141 contra 53 votos para Bolsonaro e 25 votos para Moro. Branco e nulos tiveram 35 votos.

Em análise política, a hegemonia do ex-presidente Lula no município permaneceu inalterada superior a 55% dos votos seguido pelo atual presidente Bolsonaro que mantém seu eleitorado consolidado superior a 20%, apesar de outro nome na disputa.

A 3ª via apresentada através do ex-juiz Moro demonstra que apesar de impopular, a via que busca a não polarização da eleição já teria margem de 10%, com tendência a crescimento ou queda dependendo do nome a ser apresentado. Em 2018, Ciro Gomes obteve aproximadamente 18,69% (5.751 votos) em intenções de voto, demonstrando que em pleitos polarizados, juntamente com outros nomes como Geraldo Alckmin (PSDB) e Amoedo (NOVO) cada um pontuando 2%, o eleitorado bezerrense se mantém apático a discursos rasos em 20%, APROXIMADAMENTE (8.000 votos) do eleitorado de pouco mais de 33 mil votantes.

Este foi o primeiro da série de presidenciáveis a 3ª via que a redação PH Bezerros realizou. Neste sentido, em breve seguiremos com outros cenários como Ciro Gomes, João Dória, Eduardo Leite e possíveis cenários de 2º turno entre os presidenciáveis que lideram a corrida eleitoral e demais nomes.

 

✓ Redação PH Bezerros