O Ministério da Saúde informou que vai prorrogar por mais 30 dias a ajuda de custos para a manutenção de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) dada a estados e municípios. Em nota, a pasta informa que a prorrogação abrange o custeio para 14.254 mil leitos de UTI Covid-19 adulto e pediátrico.
Em Bezerros, foram recebidos do Estado de Pernambuco EPIS para abertura de leitos no ano de 2020 através do Hospital Jesus Pequenino que tem atuação conveniada do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dez leitos abertos em junho de 2020 foram viabilizados da seguinte forma: cinco com respiradores que já existiam na própria instituição, e outros cinco foram doados pelo governo de Pernambuco. O termo de cessão dos aparelhos foi assinado por André Longo, secretário de saúde do estado de Pernambuco na época do recebimento dos equipamentos.
Com isto, a verba a ser prorrogada para a manutenção dos leitos de UTI instalados para o enfretamento a covid-19 na cidade deverá chegar a unidade do HJP para manutenção dos leitos. O estado de Pernambuco e a cidade de Bezerros vem registrando aumento de casos do Coronavírus após a chegada da variante Ômicron no Estado. Na cidade foram registrados 22 casos oficiais em 24 horas na terceira semana de janeiro. No estado, dos 158 testes analisados na última rodada de avaliação, 145 (91,8%) foram identificados como linhagem Ômicron e 13 amostras (8,2%) foram identificados como linhagem Delta.
 Redação PH Bezerros