Foram 3.274 cidades sem registros de mortes em setembro, um aumento de 31,8% em relação aos 2.484 municípios de agosto. O Levantamento do site do g1 foi realizado com dados recolhidos pelo pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa.

Em setembro, 58% dos municípios brasileiros não registraram mortes por Covid-19, o maior percentual desde maio de 2020.

Na região local, ao todo, o levantamento também mostrou que 1.249 municípios do Nordeste não notificaram mortes no último mês, o equivalente a 38% do total.

Ao mesmo tempo, os dados mostram que 43% dos municípios registraram queda na média diária de mortes por Covid-19 em setembro quando comparado ao mês anterior. Ao todo, 2.389 cidades brasileiras tiveram redução na média diária de óbitos no último mês em relação a agosto.

Para o epidemiologista Pedro Hallal, os dados indicam otimismo e que que a pandemia está chegando a uma nova etapa.

“Esse resultado sugere que o pior momento da pandemia já passou, especialmente em decorrência do avanço da campanha de vacinação no Brasil”, afirma.

“No momento atual, o nosso maior inimigo é a variante Delta – se conseguirmos evitar que a variante Delta gere um novo aumento de caso, estaremos muito próximos de vencer a pandemia, caso a vacinação continue avançando.”

 

Redação PH Bezerros com Informações G1

Imagem reprodução: Elvis Elton G1