Ao que depender da Prefeitura, BR-232 permanecerá sem iluminação. Gestão ainda não se posicionou sobre o tema

Celpe e Prefeitura ainda divergem sobre restauração da iluminação no perímetro de Bezerros da BR-232. A prefeitura que ainda não se posicionou sobre outra forma de solução, disse em abril de 2021 em audiência das finanças na Câmara que o contrato para religamento não é válido devido a questões jurídicas que inviabilizam o prosseguimento de ações e que o processo seria revisto, mas ainda sem apresentação de solução a quase (1) ano de mandato.

O posicionamento da Procuradoria Municipal do governo Lucielle (DEM), em declaração à TV Jornal, sustenta-se na decisão judicial que considera que o município não é responsável pelos custos da iluminação.

O tema que também foi pauta de reeleição do ex-prefeito Breno permaneceu sem solução mesmo com contato direto ao Governo do Estado. O acordo deveria ser cumprido em maio de 2021, e o problema arrasta-se a mais de 12 anos causando insegurança e dificuldades de tráfego uma vez que a BR-232 encontra-se em estado precário de infraestrutura.

O acordo previa que a companhia recuperasse o parque elétrico e o município arcasse com o custo da energia em torno de R$ 30 mil ao mês, aproximadamente R$ 400 mil ao ano. O governo da prefeita Lucielle, embora sustentado na decisão judicial, ainda não apresentou outra solução além deste acordo proposto para resolver o problema que afeta o município. Os bezerrenses que pagam pela iluminação pública em suas contas de energia exigem solução imediata.

O entendimento da justiça é que o município não é responsável pela iluminação da rodovia federal, e que a Celpe cobre a quem de direito, mas sem provocar a interrupção do fornecimento da energia, que é um serviço público indispensável. Em caso de insatisfação contratual ou acordo, a prefeitura não pode achar que o problema não seja dela e deve apresentar outra solução, sendo este o único perímetro com iluminação apagada sentido Agreste/Recife.

Em nota, a Celpe informou a TV Jornal que deverá recuperar parque elétrico, mas não menciona o acordo com o município.

Nota:

CELPE diz que recuperará iluminação até setembro

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que a instalação da iluminação da BR 232, mais especificamente no perímetro urbano de Bezerros, deve ser iniciada até o final do mês de setembro. A concessionária esclarece que a ampliação do prazo se deve às dificuldades proporcionadas pela pandemia, entre elas a de encontrar os materiais necessários para a execução da obra no mercado. A Celpe se coloca à disposição.

 

✓ Redação PH Bezerros com informações do Bezerros Hoje