Há anos o trânsito de Bezerros em destaque ao centro da cidade tem apresentado desordenamento de fluxo com a necessidade de avaliação do tráfego urbano seguro aos veículos e pedestres, bem como necessidade de estacionamento adequado desafogando as vias do centro comercial. A falta de sinalização em principais entradas e avenidas da cidade já provocaram acidentes e vitimas fatais no ano de 2021. Em 29 de maio, o jovem de 20 anos Bruno Gustavo conhecido por “Bruninho” foi vitima fatal de acidente grave nas proximidades da saída da Rua princesa Izabel que da acesso a via local da cidade junto com seu amigo Alexandre Ferreira “xandy” que ficou em estado grave. Um veículo Gol de cor prata com placa KJT8G34 e uma moto Honda de placa PFE5138 acabaram colindindo de frente e após a colisão os ocupantes do carro não foram encontrados.

A imprudência também influencia no aumento de acidentes pelas avenidas e ruas da cidade. 3 dias antes do ocorrido com os jovens, o ex-vereador Erivaldo provocou acidente via urbana da BR-232 próximo ao loteamento Chico Lemos na noite do domingo (23) de maio. De acordo com a PM, após colidir com a moto o ex-vereador que apresentava sinais de embriaguez tentou se esconder em um matagal e ao ser encontrado, tentou reagir à detenção. Quanto a vítima que não teve a identidade revelada, sofreu várias escoriações, fratura exposta na perna esquerda, um corte profundo na virilha, além de fraturas no braço e na perna. Ele foi socorrido para a UPA de Bezerros e logo em seguida para o Hospital Regional do Agreste.

Pouco menos de um mês, nos dias (6) e (8) de Junho foram notificados mais dois acidentes envolvendo motociclistas. No domingo (6) na via local em Bezerros que detém pouca sinalização na pista e iluminação precária, quatro pessoas acabaram feridas após duas motos colidirem fortemente. Lourival Amaro da Silva, de 60 anos, sofreu várias fraturas e foi socorrido para o Hospital Regional do Agreste – HRA, em Caruaru/PE, mas não resistiu e morreu no final da noite do domingo. Na terça (8), mais uma acidente acabou sendo registrado no viaduto da via local em Bezerros entre duas motos sem vitima fatal.

Da mesma maneira, no ínicio do mês de Julho, no dia (6) de Julho) uma moradora da Rua Frei caneca enfatizou. “Já perdemos as contas (nas minhas é a nona) de quantas quedas de motociclistas aconteceram neste local, por falta de uma sinalização adequada”, diz a leitora Débora García em denúncia a falta de sinalização adequada prejudica trânsito em via pública de Bezerros e agrava acidentes com motociclistas.

Um dos casos mais recente se deu no Centro da cidade de Bezerros na quinta (29) de julho. Um homem não identificado acabou atropelado por uma condutora em uma motocicleta próximo a faixa de pedestre na altura da Caixa econômica federal. Esse foi mais um registro de acidentes desta natureza na principal via do centro de Bezerros, há uma semana antes deste caso, uma mulher também acabou atropelada por um motociclista e precisou ser socorrida pelo SAMU.

A desorganização do trânsito que persiste a anos também no centro já foi alvo de muitas denuncias por populares. A falta de organização do trânsito já conhecida e que ainda persiste no centro comercial de Bezerros, desta vez, em torno da praça pública Tamarindos causando paralisação e congestionamentos em dia de grande movimentação por consumidores.

Por isto, faz-se necessário a reorganização do transito de Bezerros com novas vias para fluxo de veículos e pedestres principalmente no que se refere a principais avenidas e centro da cidade que tem transito intenso e confuso por falta de sinalização adequada. A infraestrutura necessita de reparos com melhor sinalização principalmente no que refere-se a noite visando dar mais campo de visão a motoristas. Da mesma maneira, a gestão ainda não realizou concurso público dos servidores que atuam na área de segurança pública. As melhorias poderão ser revistas a partir do novo plano diretor o qual a gestão municipal deve estudar para ser apresentado. A partir de reavaliação do plano urbanístico, ruas e avenidas podem ter o fluxo reorganizado, juntamente com abertura e bloqueio de novas vias visando desafogar o centro e demais locais de tráfego na cidade proporcionando mais segurança aos trafegantes.

 

Redação PH Bezerros