O secretário estadual de Saúde, André Longo, anunciou, em coletiva, nesta sexta-feira (1º), a autorização para o início da vacinação contra a Covid-19 com a dose de reforço para trabalhadores de saúde e todas as pessoas acima dos 60 anos em Pernambuco.

Segundo o gestor, a estratégia de imunização para esses grupos já pode ser definida pelos municípios.

O avanço é possível graças à chegada de novos lotes com mais de 318 mil doses das vacinas da Pfizer e AstraZeneca, que ocorreram entre sexta-feira e o sábado (2).

“Estaremos vacinando tanto trabalhadores de saúde como pessoas acima de 60 anos que tenham intervalo de mais de seis meses para a segunda dose. Os municípios já estão autorizados tão logo chegue as vacinas”, indicou o secretário.

O secretário informou ainda que, após reuniões com o Ministério da Saúde, novas doses de imunizantes devem ser enviadas a Pernambuco nos próximos dias para avanço da aplicação da terceira dose nos profissionais de saúde.

“Sabemos do desafio que é administrar a dose de reforço em toda a categoria num curto prazo de tempo. Por isso, precisamos mobilizar esforços para convocar os trabalhadores da saúde e vaciná-los em tempo oportuno”, reforçou Longo.

A vacinação em Bezerros iniciou-se por idosos institucionalizados e já foram aplicadas 66 doses de reforço. Ainda não há pronunciamento oficial para abrangência dos novos grupos prioritários, no entanto, com autorização do estado, o município deverá emitir comunicado oficial nos próximos dias.

Redação PH Bezerros