Agendamento de consultas para encaminhamento do procedimento cirúrgico é feito na internet. Vagas são disponibilizadas mensalmente

Fundação Altivo Ventura (FAV), instituição especializada no atendimento em saúde ocular para populações de baixa renda, disponibiliza mil vagas para cirurgias de catarata por mês. O atendimento é feito gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a FAV, essas vagas não estão sendo preenchidas por causa da baixa procura dos pacientes que desconhecem o serviço ou que têm alguma dificuldade de acesso à tecnologia.

O preenchimento das vagas é feito através do encaminhamento para o Polo de Catarata da FAV, localizado na Avenida Maurício de Nassau, 2075, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, segundo a instituição.

Para ter acesso a uma consulta especializada em catarata nas unidades da FAV no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, em Serra Talhada ou em Salgueiro, o paciente pode acessar o Portal de Catarata.

No site, o paciente tem acesso a um formulário, que deve ser preenchido com os seguintes dados:

Nome completo

RG

CPF

Cartão do SUS

Nome da mãe

Endereço

Telefone para contato

O objetivo do Portal da Catarata, segundo a FAV, é facilitar o acesso do atendimento especializado para usuários do SUS que têm catarata e também criar um banco de dados que integre a população a partir dos 50 anos que precisa desse tipo de atendimento.