A 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte, acontece de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com o tema “É Festa no Reino da Arte”, o evento homenageia o Movimento Armorial, iniciativa artístico-cultural idealizada pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que teve como propósito criar uma arte erudita por meio dos elementos e riqueza da nossa cultura popular.

Ao longo dessas duas décadas, a Fenearte tem contribuído substancialmente para elevar Pernambuco ao patamar de excelência no setor cultural, contribuindo para ampliar a visibilidade e o potencial de negócios, criando redes de contato que permitem aos artesãos comercializarem seus produtos não apenas durante os 12 dias de evento, mas por todo o ano, dentro e fora do Brasil.

A Fenearte, entre outras iniciativas do Governo do Estado, é, atualmente, a principal plataforma de geração de negócios do setor, e consolida-se como a maior feira da América Latina. E funciona como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local. Seu objetivo é valorizar e difundir os saberes tradicionais e estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs. Em 2019 recebeu o prêmio Rodrigo Melo Franco, como uma iniciativa de preservação do patrimônio cultural imaterial, importante por valorizar e difundir os saberes tradicionais.

A Fenearte é uma realização do Governo do Estado, da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC).

Destaque no cenário cultural de Pernambuco o município de Bezerros, através da Secretaria de Turismo e Cultura, marcou forte presença no evento. No estande municipal foram expostos e comercializados trabalhos de mais de 20 artesãos bezerrenses, com diversidade de materiais, cores e cultura, Bezerros segue firme seu legado na  FENEARTE 2021.

Na ala dos mestres Bezerros desponta com dois patrimônios vivos o xilogravurista j.Borges e o carnavalesco Lula Vassoureiro, também com vasta diversidade a associação dos artesãos marcou presença por mais um ano, outros nomes também foram destaques como Josy e Cláudio, Bacaro Borges que tem despontado como multiartista pernambucano entre outros

Bacaro Borges 

Associação dos artesãos de Bezerros

Lula Vassoureiro

 Redação PH Bezerros