Christal Galeria de Artes, no Pina, Zona Sul do Recife, será toda ocupada pela riqueza do trabalho de um dos maiores artistas pernambucanos, J. Borges. Aos 86 anos e, desde 2005, com o título de Patrimônio Vivo do estado, o xilogravurista apresenta exposição inédita neste sábado, intitulada Pernambuco por J.Borges, que ficará em cartaz até 30 de julho, com visitações gratuitas de terça a sábado, das 10h às 19h.

A abertura será às 10h e, ao longo do dia, haverá uma programação especial com exibição de um minidocumentário sobre o artista – o primeiro produzido pela Christal – e show do cantor Geraldo Maia, na área externa do Christal Café e Bistrô, a partir das 16h.

A mostra traz trabalhos exclusivos, com temas ligados à riqueza natural e cultural do estado, representados pelas paisagens das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão, além da música e do folclore e personalidades ilustres como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna e Francisco Brennand.

“O tema Pernambuco casa com a proposta desse segundo ano de existência da galeria, que pretende se dedicar aos artistas locais, reconhecendo e potencializando a produção e representatividade desse grupo”, ressalta a galerista e uma das curadoras da exposição, Christiana Asfora Cavalcanti.

A arte de J.Borges na exposição também tem foco na religiosidade (Nossa Senhora da Conceição) e em questões sociais. “Decidimos incluir J.Borges no calendário de exposições diante da grandiosidade de sua obra e de seu percurso, e cientes de que um nome como esse precisa estar em todos os espaços de arte”, destaca a também curadora da exposição, Stella Mendes.

SERVIÇO

Pernambuco por J.Borges

Quando: de 14 de maio a 30 de julho

Onde: Christal Galeria de Artes (Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina)

Horário: de terça a sábado, das 10h às 19h

Quanto: entrada gratuita

Fonte Diário de Pernambuco