O carnaval de Bezerros é considerado o maior carnaval do interior de Pernambuco, sendo o município o terceiro maior pólo carnavalesco do estado. Com sua rica cultura, Bezerros possui o Papangu como expressão de criatividade e representatividade do carnaval.

Há várias versões populares sobre a origem desses personagens no carnaval de Bezerros. A principal delas aponta o surgimento do Papangu a partir de uma brincadeira dos senhores de engenho no século XIX, que saíam nas festas de carnaval mascarados para não serem reconhecidos e comiam angu, comida típica do agreste pernambucano. Por este motivo passaram a ser chamados de “papa-angu”.

A partir deste contexto, surgiu o projeto Papangu Fashion –  Desfile de moda autoral com ênfase na cultura bezerrense. Um evento que propõe a criação de uma coleção contemporânea com o principal objetivo de apresentar a cultura bezerrense sob uma outra ótica, a da moda, trazendo o carnaval como tema principal e o Papangu como recorte e inspiração para a coleção a ser desenvolvida.

 “Minha inspiração veio da conversa com personalidades importantes na nossa cultura como Lula Vassoureiro, o “Pai dos Papangus”, patrimônio vivo da nossa cidade; Robeval Lima, artista plástico bezerrense de grande importância no nosso carnaval, numa visita ao Museu do Papangu; Josy Santos, artesã maravilhosa, e artesãos da Associação dos Artesãos de Bezerros AAB, figuras tão importantes pra nossa cidade”, afirma Lainy Samires, designer de moda que assina a coleção.

Na busca por compreender e pesquisar a cultura local, o projeto terá como finalidade a criação de uma coleção que proporcione um resgate às raízes. Utilizaremos teoria e prática de conceitos de mapa mental, teorias de criatividade e estética, priorizando a harmonia e objetividade com relação ao tema da coleção.

O grand finale do projeto é um desfile presencial na Estação da Cultura, em Bezerros, no dia 02/04 (sábado), a partir das 17h30. O evento também terá transmissão pela internet, priorizando o acesso do público por meio digital, uma vez que ainda estamos vivenciando a pandemia de COVID-19. Contudo, as peças ficarão expostas fisicamente na Estação da Cultura após a realização do desfile.

O Papangu Fashion conta com a produção executiva de Marlom Meirelles e terá a apresentação do multiartista Ciel Santos. Os modelos são Tharlazza Messina, Sofia Fragoso, Karla Ferreira, Olga Regina, Jeff Ferreira e Matteus Amorim. O evento terá apresentação de dança do grupo Folc Popular, um dos mais tradicionais do município, além de uma homenagem a diversos artistas que trabalham com a figura do Papangu.

O projeto é uma realização da Eixo Audiovisual, produtora sediada em Bezerros, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bezerros e o incentivo da Lei Aldir Blanc, através do edital de Criação, Fruição e Difusão.

SERVIÇO: Papangu Fashion – Desfile de moda autoral

LOCAL: Estação da Cultura, Bezerros-PE

DATA: 02/04/2022

HORÁRIO: 17h30

REDES SOCIAIS: @papangufashion

ACESSO: Gratuito