Fotos: Janaína Pepeu

A pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra, esteve, na manhã deste domingo (5), visitando a cidade de Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Ela recebeu as boas-vindas em uma casa de eventos, ao som da Banda Mirim Zenóbio Torres, e, em seguida, foi conversar com comerciantes e compradores da Feira da Gameleira, no Bairro Santo Antônio.

Na casa de eventos, além de lideranças e moradores de Bezerros, Raquel foi recepcionada por um grupo de mulheres do projeto Mães em Ação. Trata-se de mães de autistas que, juntas, lutam para oferecer uma vida mais digna aos filhos. A pré-candidata se solidarizou com as mães e falou um pouco das ações que realizou em Caruaru, enquanto prefeita.

“Em Caruaru, busquei fazer um trabalho mais de perto voltado para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Abrimos a AME Infanto-Juvenil, com toda estrutura, e realizamos um censo com o objetivo de identificar pessoas com esse tipo de transtorno. A partir desse estudo, implantamos a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a Ciptea. Como esse transtorno nem sempre é visível, é muito importante essa carteira para identificar esse público, ajudando a garantir os direitos estabelecidos por leis”, informou Raquel, acrescentando que, se eleita, irá levar essa experiência não só para Bezerros, mas para todo o estado.

Já na feira, Raquel foi recebida com muita alegria, conversou com as pessoas e escutou os anseios dos comerciantes. “É muito bom ser recebida com tanto carinho e poder escutar os principais problemas dos feirantes e moradores de Bezerros”, disse a tucana.

“Raquel traz esperança, porque ela nem precisa prometer, a gente vê nas suas ações. Caruaru é outra cidade depois do governo dela. Sou de Bezerros, porém vou sempre a Caruaru e sei do que estou dizendo”, disparou José Marcelino de Oliveira, vendedor de frutas.

Um dos pedidos feitos à tucana por feirantes foi para que se faça um movimento para a criação de cooperativas que ajudem os pequenos agricultores e produtores, principalmente, os de laticínios.

“Vamos, sim, facilitar a vida dessas pessoas que querem oportunidade de trabalhar. Vamos apoiar e não ficar apenas fiscalizando e dificultando a vida desses trabalhadores”, disse Raquel.

Ainda na feira, a tucana deu entrevista para as rádios Nova Bezerros e 104 FM. Na ocasião, falou um pouco de ações voltadas para a saúde, educação, geração de renda e oportunidade de emprego.

Acompanharam Raquel Lyra a deputada estadual Priscila Krause; a prefeita de Catende, dona Graça; o ex-prefeito de Gravatá e pré-candidato a deputado estadual, Joaquim Neto; Rosa Soares, ex-vereadora de Bezerros; vereador de Bezerros, Luisinho; Edmo Neves, vice-prefeito de Vitoria; Flávio Melo (Blog Bezerros Hoje); Juliano (Portal Bezerros) e Erickson Claudino ( PH Bezerros). Outras lideranças também prestigiaram o momento, com destaques para Pierre Pessoa (ativista de causas sociais), Paulo Venâncio, Zefinha do Conselho, Simone Mel, Idelbrando, Gilmar, Val Flor, Natan Wesli, Manoel Melo, Ricardo Torres, Stênio Fonseca, Coronel Basílio, pré