Garantia-Safra (GS) é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, por tempo indeterminado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. Foi criada em 2002, a partir da lei nº 10.420, está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e é administrada pela Caixa Econômica Federal desde outubro de 2003.

Os agricultores cadastrados no Programa “Garantia-Safra 2021/2022”, do Governo Federal, já podem ter acesso aos boletos de pagamento disponíveis na sede da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Bezerros, com data de pagamento até o dia 28 de fevereiro. Podem receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio e que tiveram perdas de produção igual ou superior a 50%.

Em Bezerros, existem 186 agricultores que se cadastraram no Garantia-Safra, que é um programa que visa garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda severa de safra por causa do fenômeno de excesso hídrico ou estiagem como é o caso de Bezerros.

A entrega do boleto é feita de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, na sede da secretaria, que fica localizada na Rua do Rosário, 29 – Centro. Outras informações sobre o Garantia-Safra podem ser solicitadas à Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável pelo telefone (81) 9 8113-5929.

Com informações PMB