Todas as prefeituras municipais devem encaminhar os veículos de transporte escolar (tanto os contratados quanto os de propriedade do município) para inspeção no Detran duas vezes por ano.

Quando esses veículos passam por vistoria, o Detran cola um adesivo no vidro do carro que mostra a data da inspeção. Então, olho atento para o ano da inspeção, pois deve ser o ano em curso (2022).

E se a vistoria estiver atrasada, denuncie ao MPPE.

Canais para registro de manifestações na Ouvidoria do MPPE:

No site (por formulário): https://bit.ly/ouvidoriamppe-manifestacao

No site (com assistente virtual): www.mppe.mp.br

whatsapp: (81) 99679 0221

facebook (somente inbox): @mppeouvidoria

Disque MPPE 127 (das 8h às 14h, em dias úteis)

Whatsapp web (para atendimento presencial e on line em Libras):  (81) 99316 2600 ou https://bit.ly/ouvidoriamppe-libras

 

PARCERIA: CAO Educação do MPPE

Membrosação do MPPEMembros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reuniram, na quinta-feira (17), com o Detran Pernambuco, Polícia Rodoviária Federal e os Batalhões de Polícia de Trânsito (BPTran) e de Polícia Rodoviária (BPRv) para debater estratégias de reforço na fiscalização do serviço de transporte escolar.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação do MPPE (CAO Educação), promotor de Justiça Sérgio Souto, se solidarizou com as famílias das quatro vítimas e afirmou que o acidente em Riacho das Almas foi “uma tragédia anunciada, mas evitável”.

Segundo o gerente de Fiscalização do Detran, Paulo Paz, o trabalho de fiscalização dos veículos empregados no transporte escolar aponta para uma situação preocupante: na grande maioria dos casos são identificadas irregularidades, seja na conservação dos veículos, na presença de itens de segurança ou na qualificação dos condutores. Ele disse ainda que o órgão montou um cronograma para intensificar a fiscalização dos condutores e veículos e que os pais de alunos podem consultar, no site do Detran, a lista dos veículos de transporte escolar vistoriados.

Da redação, com informações do MPE