Na rede do agreste especialistas já afirmam que o colapso dos leitos de UTI é realidade, ultrapassando a margem de lotação de 100% da rede privada e pública.

A nova onda de contágio no agreste preocupa as autoridades pela alta defasagem do sistema de saúde, restando as cidades e municípios medidas rígidas para tentativa da contenção da disseminação do Covid-19.

Médicos esclarecem que as faixas etárias mais afetadas agora se dão entre os jovens e as crianças e que estes demoram mais tempo nos leitos de UTI sob tratamento intensivo, mostrando a eficácia da vacina na população mais idosa que vem sendo vacinada.

Autoridades do agreste se uniram recentemente em pró de pedido de mais vacinas ao governo do Estado para região, visando maior taxa de aplicação na população, sendo este o meio mais eficaz de garantir a saúde, proteção e contenção de disseminação do vírus para desafogar a rede de saúde pública.

O secretário de saúde do Estado André Longo não descarta a possibilidade da nova variante já ter chegado a região agreste. Novos testes foram enviados para investigação em maior escala entre os internados.

 

Redação PH Bezerros