Com a chegada da variante delta na região agreste no dia 2 de setembro de 2021 e após nova rodada de sequenciamento e testagem de amostras de pessoas infectadas pelo Coronavírus evidenciando que a capital do agreste Caruaru registrou mais (4) casos no dia (10/09), é necessário a reavaliação de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose de vacinas contra o vírus, uma vez que, especialistas afirmam que a capacidade de imunidade é superior ao completar o ciclo de vacinação.

Ao mesmo tempo o Estado de PE notificou a primeira morte influenciada pela Variante na última sexta-feira (10/09) e 15 novos casos no total. A busca ativa se da com objetivo de acelerar a vacinação e conter a disseminação de novas variantes resistentes a imunização parcial, ou seja, apenas tomando uma dose da vacina e pode ser feita através do deslocamento de equipes de saúde em pontos estratégicos de movimentação ou visita domiciliar visando completar a imunização que pode estar atrasada pela falta de presença no local da vacinação no dia agendado, ou inviabilidade de agendamento.

Em Bezerros, das 38.041 pessoas imunizadas, apenas 14.569 tomaram a segunda ou dose única do imunizante representando 38,30% de bezerrenses totalmente imunizados em comparação ao numero de pessoas já vacinadas com a a primeira dose. Em comparação com a população ja vacinada parcialmente que é de 63,40%, apenas 38,30% destes completaram o ciclo ainda faltando 61,70% de municipes a completar a vacinação.

A diferença de prazos de espera entre uma dose e outra deve estar sempre em evidencia para não haver atrasos de volta para completar a vacinação e garantir melhor proteção contra o novo Coronavírus, bem como maior proteção contra variantes já em circulação comunitária.

Redação PH Bezerros