Em entrevista, o Ministro do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, afirmou, na última quarta-feira (15) de setembro, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deverá voltar a Pernambuco em outubro, para entregar obras e assinar ordens de novos serviços hídricos no Agreste e no Sertão do Estado.

A entrevista se deu ao Blog do Alberes Xavier, onde Rogério afirmou que o chefe do Executivo fará a entrega do canal do Agreste e vai inaugurar em Petrolina uma nova área irrigada com cinco mil hectares, além de assinar outra ordem de serviços para uma segunda localidade a receber irrigação.

Na ocasião, o ministro ainda disse que as intenções de Bolsonaro são de “abraçar” o Nordeste independente de questões políticas e divergências com o governador de Pernambuco vice-presidente nacional do (PSB), Paulo Câmara.

Por último, o responsável da pasta de desenvolvimento econômico ainda destacou a parceria com o Governo de Pernambuco nas obras da Adutora do Agreste e garantiu que os recursos para a conclusão da obra, estão com os repasses em dia. “Nós temos repassado os recursos de forma regular”, enfatizou.

O Ramal do Agreste, em conjunto com a Adutora do Agreste, distribuirá a água do Eixo Leste da Integração do Rio São Francisco para até 2,2 milhões de pessoas.

O investimento está orçado em R$ 1,67 bilhão. Desse total, R$ 1,3 bilhão já foram empregados. Oitenta e oito por cento do montante foi liberado no atual Governo.

Sendo o maior reduto eleitoral do ex-presidente Lula (PT), Bolsonaro tem visitado o nordeste na tentativa de conseguir mais popularidade entre a população e atrair mais eleitorado a seu governo com entregas de obras de abastecimento.

Em setembro, Bolsonaro esteve na cidade de Santa Cruz do Capibaribe – Única cidade Pernambucana onde foi eleito no segundo turno em 2018 – para motociata junto a apoiadores e na ocasião anunciou investimentos no Agreste prometendo a viabilização e conclusão de grandes obras, como o ramal de Suape da ferrovia Transnordestina, o Arco Metropolitano (estrada para ligar Igarassu ao Cabo de Santo Agostinho) e o Ramal do Agreste da Adutora do Agreste, que distribuirá a água do Eixo Leste da Integração do Rio São Francisco, e a duplicação da BR 104.

O chefe do executivo volta ao Estado buscando dividir eleitorado com lula e a possível aliança entre o ex-presidente e o (PSB). Junto ao ministro do Turismo Gilson Machado, Bolsonaro tem anunciado investimentos ao nordeste, uma vez que o ministro é cotado a ser o candidato ao governo do Estado indicado pelo Presidente.

 

✓ Redação PH Bezerros

✓ Informações de agenda: Folha de Pernambuco / Blog alberes Xavier

✓ Imagem divulgação/reprodução Paulo Paiva/ DP Foto