Frascos da vacina da Janssen que são aplicadas em apenas uma dose contra a covid. (Foto: Divulgação) – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

 

Cidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco que estão com altos índices de Covid vão receber as vacinas da Janssen, previstas para chegar ao Brasil na terça-feira (15/06). Segundo o governo de Pernambuco, a expectativa é contar com cerca de 120 mil doses do imunizante. A orientação do Ministério da Saúde é priorizar capitais e cidades com maior índice de infecção.

O município de Bezerros que também vem enfrentando altos índices de contágio desde o início do mês de maio chegando a notificar aumento de 200%, lotação de 100% dos leitos de UTI e a marca de 88 novos casos nos últimos (6) dias, aparentemente ficará de fora do recebimento deste lote extra de imunizantes. Apesar de ter aderido ao movimento que solicitava mais vacinas para cidades do agreste, não há Informações sobre o recebimento de mais doses para o combate ao CoronaVirus. Questões como prioridade de entrega para capitais como Caruaru, cidades de maiores índices de infecção por Covid-19, prazo de validade do imunizante e poder de aplicação influenciam no não recebimento das vacinas.

Por meio de pronunciamento nas redes sociais, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, nesta quinta (10), que as vacinas da Janssen vão contemplar o Recife, Caruaru e Garanhuns, no Agreste além de Arcoverde, Afogados Ingazeira e Serra Talhada, no Sertão.

Segundo o chefe do Executivo estadual, essas cidades estão com “patamares altos de contaminação”. Por isso, vão receber doses do imunizante para acelerar a vacinação.

“A velocidade da pandemia não obedece a um critério uniforme. Por isso, pactuamos com os municípios uma estratégia diferente para a distribuição da vacina da Janssen. Esse é mais um anúncio importante na nossa luta contra o novo coronavírus”, afirmou o governador.

Câmara disse, ainda, que esses municípios fazem parte de importantes polos econômicos do estado. “Esses municípios são grandes centros comerciais e de serviços do interior. Com mais gente imunizada em menos tempo, poderemos ajudar a conter a aceleração da doença no Agreste e no Sertão”, disse.

Paulo Câmara acrescentou que, por serem de grande porte, essas cidades têm condições de manejar as vacinas dentro do prazo de validade curto necessário para a aplicação.

PRAZO

Na quarta (9),o Ministério da Saúde informou que as 3 milhões de doses da vacina da Janssen com prazo de validade em 27 de junho que tem data para chegar ao brasil nesta terça (15).

A vacina é aplicada em dose única. A perda de uma vacina da Janssen equivale a duas das demais empresas que estão sendo aplicadas no Brasil (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca).