O Estado de Pernambuco ampliou a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para toda a população com idades entre 18 e 54 anos. A decisão foi tomada em reunião pelos representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A nova orientação prevê que a população adulta do Estado receberá a 3ª dose após 5 meses da finalização do esquema vacinal. A regra só não valerá para trabalhadores de saúde e pessoas acima dos 55 anos, que seguem com intervalo de 4 meses entre a segunda e terceira doses do imunizante.

Seguindo as orientações do governo Estadual, o município ampliou a faixa etária de vacinação contra à covid-19 para terceira dose para pessoas imunossupressoras, acima de 12 anos. De pessoas com comorbidades com 12 anos acima desta faixa etária, no município, todos já podem tomar a dose de reforço de acordo com o calendário individual de vacinação, com intervalo mínimo de 28 dias.

Além desta redução, outros grupos também já podem receber a dose de reforço, respeitando o espaço de tempo, após o recebimento da segunda dose, confira:

• Profissionais da saúde com 04 meses após a segunda dose.
• Pessoas de 18 a 54 anos com 05 meses após a segunda dose.
• Pessoas com 55 anos ou mais com 04 meses após a segunda dose.

Para a vacinação não é mais necessário o agendamento prévio, independente da dose. Basta dirigir-se ao Centro Covid-19, que funciona de segunda a sexta e aos sábados e domingos, das 08h às 16h. Já as pessoas que ainda não tomaram a vacina e mudaram de ideia, independente da idade basta ir até o centro de covid19 com a documentação a qualquer dia da semana ou nos finais de semana.

 

Redação PH Bezerros com informações Folha de Pernambuco/PMB