IMAGEM REPRODUÇÃO

Bezerros devera receber o projeto Estadual parque “janelas para o rio” após a perda de implantação da infraestrutura do local em Agosto 2019, quando na época, a cidade detinha o lixão local em funcionamento, e a prefeitura sob gestão do então prefeito Breno Borba (PSB) não teria dado sinal de que iria inutilizá-lo em curto prazo de tempo, uma exigência para inicio do projeto. Nos bastidores políticos, Gravatá recebeu o projeto graças a força política do deputado Waldemar Borges (PSB), que tem forte atuação política naquele município e é aliado do ex-prefeito da cidade.

O parque de Bezerros será instalado à margem direita do rio Ipojuca, no Bairro de Santo Amaro, Zona Urbana do município. O equipamento público ocupará um espaço de 19.500 metros quadrados, destes 10,6 serão áreas de preservação ambiental e 8,9 serão destinados à construção de espaços para práticas de atividades desportivas, lazer e convivência. O prazo para a execução das obras é de sete meses e a fiscalização da construção ficará por conta da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos.

O primeiro anuncio do projeto foi feito no dia 31 de agosto de 2018 por Maria Lorenzza Leite, presidente da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Climas). O investimento seria feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que inicialmente estipulou o projeto no valor de R$ 1,2 milhão. Além de ceder o terreno, a prefeitura através da Asplama ficará responsável pela gestão e o monitoramento do parque após implantação. O parque terá como principal objetivo a reposição e preservação das margens do rio, bem como manutenção e limpeza do rio Ipojuca. Ele contará também com um anfiteatro para tratar da educação ambiental, pista de caminhada, deque, mirantes, áreas de convivência; pista de cooper; parque infantil; portaria; área administrativa; quiosques, sanitários, vegetação paisagística; espaço destinado à educação ambiental; área de reflorestamento; ecopontos e iluminação pública.

Atualmente, o Governo de Pernambuco publicou, no último dia 9, novo edital de licitação para a construção do Parque Ambiental Janelas Para o Rio da cidade de Bezerros. A implantação do equipamento mantêm-se a mesma com objetivos de proporcionar preservação ambiental, melhoria e conscientização da população. A obra será executada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e contará com investimento de R$ 5 milhões. O projeto do parque foi elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca – PSA Ipojuca.
 “As construções dos parques lineares é uma das mais relevantes iniciativas socioambientais promovidas pelo Governo de Pernambuco, pois ajudam na preservação das bacias hidrográficas enquanto estimulam a interação saudável das pessoas com os rios que cortam as áreas urbanas, protegendo-os de usos indevidos e ocupações irregulares”, disse a Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista sobre o projeto
Redação PH Bezerros com informações do Bezerros Agora