Como alertado em matérias realizadas pelo site de Notícias PH Bezerros datada (14/06 – 15/06) evidenciando a falta de prioridade de entrega de vacinas extras para o cidade de Bezerros desde o início da distribuição e somente após os esclarecimentos prestados sobre o tema nas redes sociais sobre possíveis intervenções que as autoridades do Governo executivo municipal poderiam realizar, mobilizações foram feitas e, com a chegada do novo lote da vacina, através da IV geres do agreste e Estado de Pernambuco, Bezerros poderá contar com 490 doses do imunizante.

Bezerros que não foi tido como prioridade no início da distribuição e entrega extra do imunizante contra o covid-19 conseguiu realizar aquisição de vacinas extras. Em nota, a prefeitura municipal informa que recebeu, na última segunda-feira (05), 490 doses da vacina Janssen. A expectativa do município é iniciar a vacinação com o imunizante nesta quarta-feira, dia 07 de julho de 2021. Os grupos prioritários serão definidos após reunião da equipe do Programa Nacional de Imunização – PNI de Bezerros.

O imunizante da Jansen realiza imunização completa com dose única, o que dá mais celeridade a vacinação. Apesar do pequeno quantitativo, aproximadamente 500 pessoas poderão ser imunizadas de forma mais rápida aumentando o percentual de imunização municipal.

O governador de Pernambuco havia enfatizado que as vacinas seriam distribuídas para outras cidades além da capital Recife visando ampliar a vacinação mesmo que inicialmente, a orientação do Ministério da Saúde era de limitar a distribuição apenas às capitais brasileiras. De início, apenas as cidades de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados e Serra talhada foram todas como prioridade por capacidade de aplicação do imunizante que tinha um curto prazo de validade que foi ampliado pela Anvisa após o atraso da entrega.

Do imunizante de dose única, Recife receberá 59.295 doses, Caruaru 30.935, Garanhuns 11.765, Arcoverde 6.770, Afogados da ingazeira 3.425, Serra talhada 6.410.

✓ Redação PH Bezerros

Crédito imagem: Divulgação/Governo Federal