Dados do vacinômetro da Secretaria de Saúde de Bezerros, em relação ao Plano Municipal de Vacinação. Em números detalhados pela Secretaria Municipal de Saúde, até o dia (3) de Setembro de 2021, 63.909 doses de vacina contra a Covid-19 e aplicadas 51.736 doses do total, sendo que destas, 37.707 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, outras 13.613 pessoas com a primeira e segunda doses e 416 pessoas imunizadas com dose única.

Em números comparativos aos dados oficias do IBGE e número habitacional da cidade de Bezerros que corresponde a aproximadamente 60 mil moradores, destes, 37.707 pessoas foram vacinadas com a primeira dose do imunizante e 12.366 pessoas com as duas doses, o que representa 62,85% e 22,69%, respectivamente. Com a chegada de novas doses, o município passou  a ter 80,95% de aproveitamento de aplicação de vacinas contra o Covid-19, antes, o percentual era de 84,12%.

Do quantitativo de vacinas já recebidas, o município obteve 24.211 doses da CoronaVac, 25.455 da Orxford/Astrazeneca, 13.728 da Pfizer e 515 doses da vacina de dose única Janssen. Para agendamento da vacina para os 18+ e adolescentes com comorbidades de de 12+ a prefeitura mantém disponível o app ou site Vacina Bezerros e alerta para necessidade de RG, CPF, comprovante e declaração de residência no dia da vacina.

Mesmo com períodos diferentes de intervalos para nova aplicação dos imunizantes disponíveis entre Astrazeneca, CoronaVac e Pfizer, a secretaria de Saúde municipal deve manter-se atenta para garantir a aplicação da 2ª dose complementando dentro do prazo de espera o ciclo completo de imunização contra o Vírus, ja que anteriormente Bezerros chegou a ser o município que mais atrasou a aplicação de 2ª dose em relação ao imunizante CoronaVac.

Da mesma forma, pessoas que ainda não completaram o ciclo de imunização contra o Covid-19 devem estar atentas para aplicação da 2ª dose principalmente mediante risco de disseminação de novas variantes do CoronaVirus, uma vez que, a maioria dos imunizantes apresentaram maior eficácia contra cepas quando aplicada a segunda dose do imunizante.

A redação PH Bezerros também reforça a nossos leitores a importância de completar o ciclo da vacinação com as duas doses e manter os cuidados entre distanciamento social, uso de álcool gel e mascaras aguardando novas recomendações do Ministério da Saúde para novas medidas de flexibilização e garantindo a segurança e saúde de amigos e entes queridos. A pandemia ainda não acabou é necessário manter os cuidados e atenção, principalmente ao o que refere-se a variantes do novo coronavírus.

Acesse o site ou baixe o aplicativo “Vacina Bezerros” e agende sua vacinação. Também é possível agendar via teleatendimento, através dos números (81) 9-9836-1655 ou (81) 9-9840-2845.

 

Redação PH Bezerros informações PMB