A Secretaria de Desenvolvimento Social de Bezerros, através da Coordenadoria da Mulher, realizou, ao longo desta semana (02 a 06 de agosto), uma série de ações do “Agosto Lilás”, que é o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. Abrindo a campanha 2021, que também marca os 15 anos da Lei Maria da Penha, a equipe da Coordenadoria entregou rosas para as mulheres que fazem parte da administração municipal, tanto no gabinete quanto nas secretarias municipais.

Logo em seguida, os profissionais da Coordenadoria deram início a “Caravana Itinerante do Agosto Lilás”, que esteve presente no CRAS São Pedro, Sítio Portões, Guaribas, CRAS Encruzilhada de São João, CREAS, CRAS Irmã Júlia, Casa dos Conselhos e o CRAS da Serra Negra. Aproximadamente 100 mulheres foram contempladas com rodas de conversas e diálogos sobre a violência contra a mulher.

Além de apresentar os serviços oferecidos pela Coordenadoria, a iniciativa contou com a presença de psicólogos e assistentes sociais para orientação e diálogo sobre os tipos de violência, os direitos das mulheres e principalmente a importância das políticas públicas voltadas à proteção feminina. “Foi uma semana muito positiva e na qual atingimos o objetivo de aproximar os serviços oferecidos pela Coordenadoria das mulheres bezerrenses, sejam elas da cidade ou da zona rural”, destacou a coordenadora Maria Aparecida.

“Eu imaginava que seria uma boa campanha, mas realmente foi maravilhosa. Ter esse contato direto com diferentes histórias e experiências vividas pelas mulheres que sofreram algum tipo de violência nos deu ainda mais vontade e força para continuar nosso trabalho em prol da população, em especial da mulher bezerrense”, concluiu Aparecida.

TEXTO: Roberta Cordeiro.

FOTOS: Moyra Ferreira e Thiago Agnes.