Novas medidas de restrições foram adotadas para a região do Agreste. O motivo, de acordo com a gestão estadual, é o aumento na velocidade do número de internações e de procura pela rede de saúde na região.

Segundo o governo, o novo decreto, que foi publicado na segunda-feira (17), começa a valer no dia de hoje, terça-feira (18) e segue até 31 de maio. Conforme foi anunciado pela gestão, nestes municípios, as atividades econômicas deverão ser encerradas às 18h de segunda a sexta-feira. Já nos fins de semana, apenas supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina – serviços considerados essenciais – poderão funcionar.

As novas medidas de restrição no Agreste de Pernambuco, não foram bem recebidas pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja).

Segundo a presidente da Acic, Ivânia Porto, a economia de Caruaru e região não aguenta mais medidas de restrição. “A Acic se posiciona totalmente contrária a essa medida do governo de mais restrições para o Agreste. O setor produtivo não aguenta mais. É preciso pensar em medidas que não punam o emprego e a geração de renda. Não devemos aceitar isso, é preciso pensar novas soluções. Não é o setor produtivo que está aumentando o índice da saúde”, comentou Ivânia.

Veja a lista completa dos 53 municípios incluídos nas restrições:

 

IV Geres (Caruaru) – 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

V Geres (Garanhuns) – 21 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

 

Informações: JC Pernambuco / G1 PE