No início de 1995 a professora Mileide , ensinava no CASNSD grupo da Ir. JULIA . Lá assim como todos os anos preparava os alunos para participarem das festividades escolares, com dança, teatro , música e coral . Como lecionava na pré escola suas atividades foram bastante corridas e assim querendo ou não começou a atrapalhar sua turminha , já que essas atividades extra classe eram desenvolvidas com alunos de todas as turmas . E mesmo sem ter remuneração alguma por outro horário passava muitas vezes o dia na escola.

Ainda no governo de Amaro Rufino o grupo foi convidado pela primeira vez a se apresentar em praça pública. Na época lembramos que tanto a professora Mileide assim como os alunos foram bastante nervosos , porque se tratava de algo totalmente diferente . Não seria uma apresentação para seus amigos , pais e professores . E sim para autoridades e toda população que ali estava .

Uma coreografia em homenagem ao aniversário da cidade . Ali iniciou uma luta e mutirão de ajuda entre todos os funcionários da escola . Afinal eram o grupo de dança da escola que estaria ali em praça pública na sua primeira apresentação.

Um pout-pourri de músicas populares :

Como foi engraçado ! Vestir uma roupa em cima da outra . Professores nos trouxeram emprestado vestidos lindos de quadrilha .

Por baixo deles nossa primeira roupinha de frevo que Ir. JULIA comprou na sulanca em Caruaru .(um tênis branco , camiseta e um shortinho cheio de bichinhos , parecia mais a parte de um pijaminha )

Todos os anos o grupo passou a ser abre alas da banda marcial da Ir Julia . Registramos que foi a primeira comissão de frente existente em Bezeŕros. Mesmo ainda inseguras fazíamos tudo com amor. E era o show da época. O orgulho estampado no rosto das meninas e dos pais que acompanhavam o desfile inteiro ida e volta .

Certa vez a secretária de Educação da época a professora Rosa Soares , decidiu oferecer a Mileide Santos uma chance de escolher entre sua sala de aula ou as atividades que desenvolvia abrilhantando datas comemorativas e outros afazeres em que a escola necessitasse na área de artes . Sendo assim foi formado o grupo de meninas e alguns meninos para que pudessem começar a experimentar a *cultura popular* na escola , já que era seu xodó.

No ano seguinte já no governo de Lucas Cardoso, a secretaria de Educação dona Socorro Silva fez um convite para que a professora Mileide fosse fazer um curso de dança popular na capital , para aprimorar suas coreografias e estudar mais a fundo sobre danças, mas infelizmente não foi possível por motivos particulares 😥.

Nossas primeiras coreografias foram

*CIRANDA*

*COCO*

*PASTORIL*

*BUMBA MEU BOI*

E a atração principal na época a *BONEQUINHA DO FORRÓ*. ao som da sanfona de Zezé e Zezita.Também o pastoril era acompanhado pela sanfona de Zezé (ao vivo).

A partir daí começamos uma jornada de apresentações em eventos nas escolas e pela prefeitura . Só que infelizmente não diziam o nome FOLCPOPULAR . E sim :

– Vem aí o grupo da professora Mileide!

Ou

– Com vocês as meninas da Ir. JULIA!

Nossas principais apresentações foram

▪︎Ação Municipal chamada : *PROVIVER*

▪︎Caravana Junina chamada : *MEU DISTRITO É O MELHOR*

▪︎ Recepção do *TREM DO FORRÓ*

que vinha de Recife ao sertão.

E por cima um avental de papel com um grande laço na cabeça representando o pastoril .

A dança do boi foi a parte mais engraçada . ( Boi de papelão confeccionado por Jefferson Miller) hoje um aderecista de mão cheia .

Numa tarde do mês de junho fomos chamados para um ensaio geral com nossos PAPANGUS. Nos organizamos muito entusiasmados pois seria a primeira vez que íamos subir em um palco ( dois caminhões improvisados) Seria nossa grande participação no show do grande artista *ALCEU VALENÇA* . Foi nesse dia que conhecemos o personagem Mateus interpretado pelo coreógrafo Carlos Marques . Veio até Bezerros a convite do estilista Alexandre Filho . Que logo o apresentou a Glória Cardoso primeira dama. Foi nesse dia que o conhecemos .

Nesse mesmo período foi feito um novo figurino já com a secretaria de Educação, um conjunto de saias rosas e tamancos para Coco e ciranda e para o frevo uma roupinha de blusa e shorts em homenagem a bandeira da cidade . Lembramos que não existia em Bezeŕros *sombrinhas de frevo*. Todas as meninas tiveram que dançar com pompons de papel celofane na mão e a sombrinha que enfeitava a sala do secretário de turismo o saudoso Walter Costa foi emprestada para Equilaine. Dançava no meio porque conseguiu aprender 5 passos a mais que as outras é a estreia já estava em cima do dia .

Na época de Lucas Cardoso fizemos o curso de Turismo ministrado por Mardonio . Onde o Folcpopular já havia sido transferido para o CEMAIC.

FOLCPOPULAR primeiro grupo a se apresentar na Serra Negra .Inauguração do Anfiteatro.

FOLCPOPULAR no antigo palco da Estadão da Cultura recepcionando o trem do FORRÓ. A boneca do forró, ao som da banda de ZEZE e seus 8 baixos .

FOLCPOPULAR grupo que recepcionava o TREM do forró.

Daí em 2001 ressurge com toda força o grupo de dança FOLCPOPULAR da cidade de Bezerros Pernambuco , infelizmente no mesmo ano da morte de Lucas Cardoso.

Mileide Santos sai do Papanguarte levando junto os que não tinham oportunidades , as crianças , os banguelos , os feios , os gordos e os de sandália havaiana que não tinham condições de ter um tênis para ensaiar .

Em 1998 o governo municipal teve a iniciativa de trazer o coreógrafo para ministrar um curso de dança popular chamado de

*DANÇA BEZERROS/ arte educação e turismo.* não só atenderia a professora Mileide, mas outros professores que gostassem dança, e aí o compromisso de implantarem um grupo em cada localidade ( pena que não o fizeram ).

O curso durou 6 meses , ao seu término Carlos Marques procurou a professora Mileide com a proposta , para que juntos formassem um novo grupo :

Com outro nome .

Com novos integrantes

E convidar a todos que haviam feito o curso.

De imediato aceito por Mileide Santos. Já que o Folcpopular era formado apenas por 15 meninas e 3 meninos .Vendo ali uma oportunidade de fazer crescer o grupo.

Quando passou a ser diretora artística , onde na verdade eram inúmeras suas responsabilidades ,chegou ao ponto de oferecer sua residência como camarim do Papanguarte desativando um dos quartos para o figurino e lá também lavanderia . Onde cuidava de cada peça sozinha com responsabilidade.

Mileide Santos passou um periodo de 4 anos ao lado de Carlos Marques . Dai sentiu a necessidade de voltar com o FOLCPOPULAR por decisão própria . Essa época de transição foi muito difícil, mas não lhe faltou forças para começar do zero de novo .Teve total apoio de :

Ciel Santos ( artista)

Carminha Cantalice( diretora do Cemaic

Rosa Soares ( secretaria de Turismo)

Valdilene Ferreira ( secretaria de Educação)

*FESTFOLK*F Festivalde Danças Folclóricas  em Blumenau – Santa Catarina por 6 anos consecutivos de l 2008 a 2013

Hoje em pleno 2021 conquistamos muito com as bênçãos de Deus . Quem diria um grupinho de escola se tornar um grupo parafolclorico profissional representando a cidade por esse Brasil afora . Onde seu principal objetivo é resgatar e valorizar a nossa cultura em especial a tradição dos PAPANGUS de Bezerros. O grupo funciona como terapia ocupacional fora do horário escolar.

Atendemos atualmente a 67 íntegrantes . ( tarde e noite )

Tarde – crianças e adolescentes ( de 4 a 15 anos )

Noite- adultos e jovens

[1/6 07:19] Mileide: *TURNÊ MARATONA CULTURAL*

Levando Bezerros ao Sul do país, nas seguintes cidades.

▪︎Blumenau – SC

▪︎Piratuba – SC

▪︎Capinzal – SC

▪︎Machadinho – RS

▪︎Sananduva – RS

2013

INTERCÂMBIO CULTURAL*

Nordeste /Sul

Pernambuco/ Santa Catarina

Bezerros/Piratuba

Folcpopular/ Aquadance

4 anos consecutivos

2010 a 2013

MOSTRA CULTURAL*

FESTIVAL DE CULTURA

Passa e Fica – Rio Grande do Norte

2 anos

2018 e 2019

Festival Internacional de Folclore de Caruaru -PE /CIOFF BRASIL*

7 anos

Feira Cultural* –

João Pessoa – PB

2 anos

CARNAVAL DE PERNAMBUCO*

FUNDARPE/

PAPANGUS DE BEZERROS

Agremiação

12 anos*

FESTIVAL AGOSTO CULTURAL*

Chã Preta – Alagoas

2 anos

2018 e 2019